27 de janeiro de 2011

Volta "soft" até bem perto do final!!

Hoje, resultado do frio que se fazia sentir ou por qualquer outro motivo, apenas apareceram 4 elementos para pedalar, o António, o Vítor, o Rui e o Rafael. O objectivo hoje era fazer uma pequena volta não muito puxada.

O aquecimento hoje era feito por um local diferente, íamos subir ao Castro pela Portela, onde já se podia ver que o frio iria ser o principal inimigo. Já no topo o "ranger" da terra era mais do que evidente, tal como também se podia ver que a bicicleta era quem mandava hoje e não o BTTista, visto que o terreno estava hoje bastante escorregadio. Íamos a descer pelo "trilho da Império" quando nos cruzamos com um elemento que já estava desaparecido à algum tempo, o Manuel, que aceitou o convite para pedalar hoje connosco. Passámos pelos charcos de água dos terrenos em torno do campo de futebol de Sobreposta onde o Rui se divertia a partir o gelo que os cobria! Já na pista de motocross do Sameiro, ouviam-se queixas de dois ou três elementos. Subiriamos até ao Sameiro onde desceríamos até à curva do Fojo por um excelente trilho, sem arrefecer embalámos até à Capela de S.António, por trilhos e caminhos até então desconhecidos e também com queixas do Vítor e do Manuel.
Em S.António era tempo para o reforço e seguir em direcção a casa. Mas não sem antes subir a "serra de Bertelo" para desce-la todos juntos e em velocidade um pouco mais acelerada, no final o Manuel decidiu regressar a casa, pois era mais perto, os restantes ficaram ali ainda indecisos com o percurso. Resolvendo posteriormente acompanhar o Manuel até à Etar de Espinho, e em seguida fazer o regresso pelo caminho da Estere.
O relógio marcava ainda 11 horas e não queríamos ir já embora, então decidimos aumentar o nível da volta agora no final, fazendo a mítica subida de Bertelo e ainda subir paralelamente ao futuro campo de futebol, onde se notava que se à 10 minutos atrás ainda estavam todos "rijos", agora só queriam regressar a casa o mais rapidamente possível! Mesmo sendo mais cedo do que o habitual regressámos a casa mas com a promessa de no próximo fim-de-semana aumentar o nível da volta.

Deixo aqui as fotos.






PS: Peço desculpa pelo atraso na publicação dos resumos das voltas, prometendo procurar ser mais rápido na sua colocação.

18 de janeiro de 2011

À conquista dos cumes da região!!

Domingo sem pôr o rabo no selim já não é Domingo para os "Amigos do Raio..."!! E como tal, 7 elementos saíram para os trilhos com o desejo de pedalar até que as forças se esgotassem!

Partimos à hora habitual e com uma novidade, o regresso do Pedro Jorge. Parece que o pára-quedas sempre aterrou em Sobreposta!! Em calções e t-shirt, sem se queixar do frio, fazia a festa por onde passava!! Até porque como ele dizia: "um pára-quedista nunca verga! Parte!"
Mas depois de uma paragem pela bomba de gasolina local para encher os pneus da bicicleta do pará-quedista, começava a volta com a habitual subida ao Castro para o aquecimento, passando de seguida pelo campo de futebol de Sobreposta, atravessando a Via do Alto da Vela (que seria o grande objectivo mais tarde!!), e entrando num trilho novo para a maioria dos elementos, que nos levaria a outro já conhecido. Chegados à estrada nacional decidimos hoje fazer um trilho já namorado pelo António à muitos e muitos meses, sem saber onde iria sair nem com era lá fomos com as bicicletas à mão, pois tinha regos bem fundos, onde até com a bicicleta às costas o nosso pára-quedista se ajoelhou no chão!! No topo o pensamento era o mesmo, desce-lo é só para corajosos! Aqui já se começava a reparar que o António e o Vítor estavam "endiabrados" e que nada nem ninguém os parava hoje. Era tempo de pensar no restante percurso de hoje enquanto se observava as brincadeiras do João Paulo, em que uma lhe correu mal deixando-o de joelhos no chão... Dai seguimos em direcção ao alto da monte da Santa Marta, com paragem pelo meio para encher os bidons e descobrir a mascote dos "Amigos do Raio...". Já no topo do monte, houve tempo para o reforço e para um pouco de diversão com o Raio Pedro Jorge a exibir o seu físico!!
Sem arrefecer as pernas voltamos a pôr os pneus ao caminho descendo por um trilho de downhill seguindo-se de um bonito trilho onde houve lugar para muitas quedas. Já tínhamos uns bons quilómetros nas pernas mas ainda era cedo por isso colocámos um segundo objectivo para aquela manhã, subir a Via do Alto da Vela. Com passagem por Nogueiró, Tamaçães tivemos de fazer uma paragem para o Pedro fazer um novo reforço na Padaria Montalegrense com o maior bolo que ai se encontrava! Era agora tempo de ganhar coragem para o que a seguir nos esperava!! Ainda íamos no inicio e já se ouviam queixas, mas só havia uma saída, pedalar até ao topo... Coisa que demorou cerca de 40 minutos ao Pedro e ao Rafael. Que nem com as "chibatadas" do Rui queriam pedalar! Mas todos atingiram o objectivo, uns com músculos a querer sair pelas pernas fora, outros com vontade de fazer outra subidinha (mais leve de preferência!!).

Era o regresso a casa e o desejo de recuperar rapidamente desta volta para estar de novo pronto no próximo Domingo a pedalar pelos montes da região!

Deixo aqui as fotos e os vídeos deste dia.