30 de novembro de 2010

Frio?! Onde?! Em Sobreposta?!

Um domingo de manhã e um frio de rachar! Mas como é mais do que habitual os "Amigos do Raio" não ficaram debaixo dos lençóis ao quentinho, saíram para desbravar trilhos, saíram para percorrer montes e vales!
O Vítor, o João Paulo, o Rafael e o Rui, estes foram os elementos que não tiveram medo do frio! Importa relembrar que os restantes elementos não compareceram por estarem lesionados (António), por estarem de serviço (um novo elemento do qual não sei o nome), por preferirem irem correr enquanto não encontram uma bicicleta nova (outro elemento do qual também não me recordo o nome) ou por compromissos familiares (o Pedro).
Mesmo estando poucos, saímos do local habitual, já a pedalar ouvia-se dizer que não poderia ser muito puxado porque hoje estavam um pouco fracos! Mas seguimos normalmente pelos depósitos de água de Sobreposta, passando depois pelas traseiras da Recife, onde um caçador nosso conhecido nos disse: "Eu sou maluco mas vós ainda sois mais!". Aqui já se ouvia o estalar da geada nos caminhos com o passar das bicicletas. Seguimos depois em direcção à nascente do rio Este, onde enchemos os bidons, com água a uma temperatura bastante agradável ao contrário do esperado, era tempo também para pensar no percurso a fazer. Decididos a subir o "Chamor", o que não viria a acontecer, mas lá fomos em direcção ao Campo de Futebol de Covelas para entrar num caminho bastante agradável, não só pelas excelentes paisagens que podemos deslumbrar ao longo de todo o percurso mas também pelas subidas e descidas que ai existem. Numa das subidas, um pouco complicadas diga-se de passagem, ninguém conseguiu subi-la à primeira, sim digo à primeira pois o Vítor foi mais teimoso que a bicicleta e teve de voltar atrás para a subir! (vejam no vídeo em baixo) Mas depois de descansar este pouquito estava na hora de voltar a pôr os rabinhos nos selins e continuar. Descemos por caminhos nunca antes trilhados por nenhum dos elementos, entravamos neles à sorte, guiados pelo orientação do Sol! Estávamos na freguesia de São Mamede Este e podíamos ver Sobreposta no alto da encosta, já começávamos a pensar noutras hipóteses para trepar até casa que não fosse pelo Chamor. O Rafael disse que conhecia um pouco do trilho romano que passava ali perto e lá fomos no final do caminho haviam duas hipóteses uma para cima (que nos levaria de novo á nascente de rio Este) outra para baixo (que nos levaria a subir o Chamor), e depois de uma rápida sondagem entre os elementos decidimos deixar a ideia inicial de subir o Chamor e voltar à nascente. Já aqui, os conta-quilómetros ainda acusavam poucos quilómetros e claro que não poderíamos ficar com ele assim! E seguimos agora por um trilho bem conhecido que nos levou até ao Parque Industrial de Sobreposta, onde fizemos o reforço. Decidimos também que não nos iríamos desviar muito de casa e que iríamos fazer um caminho já por vários vezes por nós trilhado. Demos uma voltinha pelo desaterro logo ao lado, onde o Rui queria atropelar o Rafael que neste momento estava a fazer de fotógrafo! Depois de uma aventura nestas descidas e de um pequeno desequilíbrio do Rui, lá estávamos nós a pedalar no "caminho da Estere", mas como ainda era cedo desviamos por trilhos abertos e onde as nossas rodas nunca deixaram rasto! Era apenas para fazer tempo, e logo depois estávamos de volta ao ponto de encontro, onde estivemos à conversa com um "motoqueiro" conhecido do João Paulo e do Vítor que nos disse o que já sabíamos, que os caminhos estavam difíceis e que sujavam um pouco a roupa! Era o final de mais uma volta e o merecido regresso ao quentinho das nossas casa!

No próximo Domingo voltaremos nem que o mercúrio dos termómetros esteja abaixo do zero!

Deixo-vos com algumas fotos desta volta





De momento não estou a conseguir carregar o video que referi mas logo que possível colocá-lo-ei aqui.

Sem comentários: