27 de dezembro de 2009
Passeio fresquinho!
20 de dezembro de 2009
22 de novembro de 2009
Mais uma volta pelos trilhos
7 de novembro de 2009
Parabéns a você!!!
Pois é o nosso Raio João Paulo está hoje de Parabéns… (não sei bem a idade).
Em nome dos “Amigos do Raio…” os nossos Parabéns e muitos anos de vida para poder pedalar nesses trilhos!!!
4 de novembro de 2009
25 de outubro de 2009
2º Passeio BTT Barco
De seguida, e depois da primeira subida, demos uma volta e meia à igreja e arredores, e começar o trilho previsto, um trilho estreito, fazendo lembrar os trilhos do Bom Jesus, para afinar os travões e aquecer os músculos e de seguida atravessar caminhos para subir ao Castro Saboroso, e fazer umas quantas descidas de nível espectacular, e preparar para o reforço… Este feito num parque, que não sei bem o local certo nem o nome, mas sei que fica em Barco, e aí ouvir uma piadas de um elemento dos “Patos Bravos”, um homem cheio de bom humor. Depois de comer umas sandes e reabastecer forças para o percurso restante, sim porque ainda íamos mais ou menos a meio!
E foi depois de arrefecer que a bicla do César começou a dar alguns problemas… umas vezes a corrente fora do sítio e outras sem travões, alguns arranjos feitos com ajuda dos populares que emprestaram ferramentas. Mas lá chegou ao final…
Aqui fica uma foto com os raios participantes, o outro elemento (Rui), é o “fotógrafo”, e a outra é uma amostra de como ficaram “limpinhas” as bicicletas… Brevemente, quando forem postas online porei as fotos tiradas pela organização…
24 de outubro de 2009
Última hora!!!
21 de outubro de 2009
Passeios BTT Barco 2009...
-Zonas de apoio com agua
-Frontal para a bicicleta
-Seguro de acidentes pessoais
-Banhos de agua quente
-Lavagem de bicicletas
-Participação nos sorteios
-Lembranças
18 de outubro de 2009
Mais um Domingo, mais uma volta...
16 de outubro de 2009
Passeio BTT Barco 2009
Para já aqui fica o blog oficial: http://bttbarco.wordpress.com/.
Elementos confirmados:
- António
- João Paulo
- Vítor
- Rui
- Pedro Jorge
- Paulo
Para os restantes caso queiram participar (e não queiram!!!) é favor comparecerem no próximo Domingo às 9.00, no local habitual para mais uma volta e aí acertar pormenores.
Deixo também aqui outras notas importantes, retiradas do próprio regulamento:
4) Poderão inscrever-se para este BTT BARCO 2009 pessoas de ambos os sexos com idade superior a 14 anos.
5) Para os participantes menores de 18 anos e exigido TERMO DE RESPONSABILIDADE assinado pelo encarregado de educação do mesmo.
6) É OBRIGATÓRIO O USO DE CAPACETE E FRONTAL DEVIDAMENTE COLOCADO DURANTE TODO O PERCURSO.
8 ) O BTT BARCO 2009 será filmado e/ou fotografado pela organização para posterior divulgação, quem se opor, deverá informar previamente a organização.
9) Qualquer acidente que ocorra durante O BTT BARCO 2009 é da responsabilidade dos participantes em tudo o que exceda o risco coberto pelo seguro de acidentes pessoais obrigatório e assegurado pela organização.
10) Local de concentração : Barco ( largo do Cruzeiro )
GPS : Latitude: 41.49693446484514 ( 41º 29′ 49” N )
Longitude: -8.324992060661316 ( 8º 19′ 30” W )
A Partida será dada as 09 horas
14) A simples formalidade da inscrição/participação neste BTT BARCO 2009 concorda e aceita as condições deste regulamento.
Inscrição
Pede-se a todos os que queiram participar pede-se que entregue os seguintes dados no Domingo ou enviar um email para amigosdoraio@hotmail.com com as informações seguintes:
- Nome
- Data de nascimento
- BI (Para o seguro )
- Com ou sem Almoço
O valor da inscrição :
10.00 com almoço
8.00 sem almoço
No valor da inscrição está incluído:
Almoço/convívio (opção)
Reforço alimentar durante o passeio
Zonas de apoio com água
Frontal para a bicicleta
Seguro de acidentes pessoais
Banhos de água quente
Lavagem de bicicletas
Participação nos sorteios
Lembranças
PS- Já me esquecia do ponto mais importante:
1) Evento de cariz não competitivo, decorrerá em estradas nacionais, municipais, trilhos de montanha e caminhos rurais de são Cláudio do Barco e freguesias vizinhas, numa extensão de +- 40 km, com nível de dificuldade técnica e física media.
3 de setembro de 2009
"Amigos do Raio..."- O regresso!!!
As regras a seguir foram compiladas e adpatadas do IMBA (International Mountain Bicycling Association) e são uma forma de preservar e respeitar o meio ambiente e a todos aqueles que utilizam os montes. Estas regras são reconhecidas como o código padrão do BTT.
1 - PEDALE SEMPRE EM TRILHOS JÁ EXISTENTES
Respeite o traçado dos caminhos e estradas (na dúvida, pergunte); evite entrar em propriedades privadas; obtenha permissão ou outra autorização conforme seja solicitado, principalmente em parques e zonas protegidas. Em muitos países já existem locais proibidos ao BTT, por isso preocupe-se com o futuro do nosso desporto.
2 - NÃO DEIXE MARCAS
Tenha cuidado por onde você passa. Escolha os terrenos mais duros, pois irão deixar menos marcas. Evite campos lavrados. Nunca deite detritos no solo. Conservá-los até ao próximo caixote de lixo. Advertir quem assim não proceda e lembre-se a única marca que deve ficar nos locais por onde anda é a sua responsabilidade.
3 - PRUDENCIA
Desatenção, mesmo que seja por um segundo, pode causar acidentes. Obedeça a todas os regulamentos, leis e recomendações para bicicletas. Tenha prudência.
Deixe os outros utilizadores dos caminhos saberem que você se aproxima. Um cumprimento amigável ou simples bom dia é considerado um bom feitio; não assuste os outros. Mostre o seu respeito com os outros, passando devagar por alguém que esteja a caminhar, pedalar, cavalgar ou mesmo parado. Cuidado nas curvas e em pontos cegos. Dar a preferência aos outros significa descer devagar, estabelecer comunicação, estar preparado para parar se necessário e passar de forma segura.
4 - NÃO ASSUSTES OS ANIMAIS
Todo os animais se assustam devido a uma aproximação sem avisos, um movimento repentino, ou um barulho forte. Isto pode ser perigoso para si para os outros, e para os animais. Dê uma distância segura e tempo entre o animal e você. Quando passar por cavalos tenha cuidados especiais e obedeça ás orientações do cavaleiro (na dúvida, pergunte). Um cavalo assustado é difícil para o cavaleiro controlar. Afugentar o gado e perturbar animais selvagens é uma agressão séria.
Quanto aos nossos amigos cães, prepare sempre um possível “ataque”, não passe perto e um pouco antes prepare o bidão de água, basta uma borrifadela de água e eles dispersam logo.
5 - PREPARA-SE ANTECIPADAMENTE
Marinheiro prepara-se em terra! Conheça o seu equipamento, a sua habilidade, e a área em que irá pedalar, e esteja minimamente preparado no aspecto físico. Seja auto-suficiente, faça manutenções periódicas no seu equipamento (bicicleta e acessórios), reveja o seu material antes de começar o passeio, (se possível no dia anterior)
Na bicicleta, ver pneus se estão na pressão exacta, ver travões, mudanças, lubrificar todos os elementos móveis.
Acessórios de segurança verificar: capacete, óculos, luvas, protector solar (principalmente no verão e primeiros dias de calor), telemóvel
Acessórios de reparação, no mínimo uma câmara de ar (se usa tubless, não se esqueça do adaptador), desmontas,“seguritas”, bomba de ar, descrava correntes e um conjunto de chaves (conhecido por canivetes), se as suas rodas não têm apertos rápidos, ande sempre com uma chaves de bocas
Material de reforço alimentar, um bidão de agua ou camelback, barras energéticas (com calor evite as de chocolate, pois ficam liquidificas, uma peça de fruta e algo açucarado, tipo figos secos ou marmelada, lembre-se sempre, “beba antes de ter sede e coma antes de ter fome”
Material de vestuário, preveja sempre o tempo possível, leve sempre uma peça a mais, para retirar há sempre possibilidade, mas uma mudança brusca de tempo uma um passeio que poderá tardar mais, o frio pode ser uma grande inimigo.
6- PROTEJA-SE
Use sempre capacete e faça com que os outros o façam.
7 – SEJA SOLIDÁRIO
Ajude os seus colegas de passeio ou outros que necessitem de ajuda e nunca discrimine os companheiros por causa da habilidade ou do equipamento.
8 – EVITE ANDAR SÓZINHO
Evite andar sozinho em locais pouco frequentados e deixe sempre indicações para a zona para onde vai. O BTT é um dos desportos individuais o mais colectivista.
Um passeio bem executado é uma satisfação para si e deixa de ser uma aflição para os outros.
24 de julho de 2009
19 de julho de 2009
Passeio Domingueiro pelos trilhos...
Os Amigos do Raio no Lago do Bom Jesus a reabastecer!!!
14 de julho de 2009
Os "Amigos do Raio..." em S.Bento da Porta Aberta!
A pedalar com garra lá íamos rumo ao destino!
O Raio Maestro lá seguiu o seu destino para se juntar aos familiares, e com coragem lá seguiram os restantes, destino: tentar subir as Cerdeirinhas!
Lá chegou o "Carro Assistência" para levar quem já não aguentava mais, mas apenas o César embarcou, os restantes tentaram ver onde acabava o coragem!
E lá foram, o Ricardo, o “estreante”, tentou mas algum tempo depois também resolveu pedir “boleia”! O Zé Manel e o Berto também fizeram perto de 1 km dentro do carro da Assistência!
O Vítor e o João Paulo é que estavam com a força toda e lá iam sempre no pelotão da frente! Pouco atrás o Rui e o Pedro Jorge lá vinham descontraídos para tentar chegar ao topo!
Todos bastante cansados, mas ainda com força para pedalar pelo menos até à Povoa de Lanhoso!
20 minutos depois lá estava a “Assistência” pronta a fazer o carregamento… e seguir para o “ponto de abastecimento oficial”, o Café Ponto de Encontro (local de partida)!
5 de julho de 2009
Mais um passeio Domingueiro...
Às 8.30h (hora combinada) lá estavam 3 raios, pouco depois chegaram mais dois vindos de S.Leocádia, e entretanto tivemos de ligar ao raio Vítor para ele "acordar"...
29 de junho de 2009
Mais fotos do 5º Passeio BTT de Braga
28 de junho de 2009
Passeio Domingueiro!!!
Saímos com destino ao castro [ponto obrigatório de passagem dos "Amigos do Raio..."],de seguida e depois de um empenozinho lá descemos pelo carreirinho para sacudir a mosca!!! Fomos ver a preparação do terreno para a prova de TT que se realizou hoje em Sobreposta, organizado pelo BragaTT, e lá continuamos rumo ao Bom Jesus por outro carreiro para voltar a sacudir a mosca, e o Berto dar um tombinho... Lá chegamos ao Bom Jesus onde estivemos um bocado na conversa com o Grupo de BTT "Caminhos Fracos" das Caldas das Taipas, e lá seguimos viagem rumo à descida que foi realizada no 5º Passeio de BTT de Braga, onde os "Amigos do Raio.." marcaram presença, lá descemos e no final o diz o Rui: "Eih! Perdi a minha bomba (de ar)!!"... E logo de seguida os Raios, muito chatedos (nada!!!): "Oh que chatice!!! Vamos ter de voltar a descer aquilo!!", lá fomos mas a dita cuja não estava lá!
Voltamos a casa pelo mesmo trajecto para na tentativa de a encontrar mas já não a vimos...
Chegados a Sandim, ainda indecisos sobre o restante trajecto, mas lá chegamos a um consenso, iamos descer até S.António e descer a serra até Provenças e subir Bertelo... Ficando o Raio Daniel "pelo caminho" por já estar cansado, mas para quem se estava a estriar nas pedaladas já foi bastante bom!!
Là concluimos o trajecto e depois de um pequeno percalço (o rebentamento da corrente da Bicicleta do Berto) lá estavámos pronto a voltar a casa...
Foi um óptimo percurso...
26 de junho de 2009
Fotos do 5º Passeio de BTT de Braga...
23 de junho de 2009
Os Amigos do Raio... na ASCSobreposta
À ASCSobreposta um obrigado pelo contributo dado na divulgação do nosso grupo e talvez se possa pensar na proposta (a médio longo/prazo!!)...
Vejam aqui o Post.
22 de junho de 2009
21 de junho de 2009
5º Passeio BTT Braga
Inscrição feita estivemos a fazer os últimos acertos nas bikes para que nada corre-se mal, lá conseguimos acertar aquilo.
A saída foi à 14:30h , lá fomos nós em direcção aos trilhos que nos esperavam, o António sumiu-se ninguém o via já!!! [Apenas nos deu uma hora e pouco de avanço!] Depois de um conserto rápido de um furo na bicicleta do Rui (desde já o nosso obrigado ao BTTista nº81 que nos emprestou uma câmara de ar e bomba... mas lá lhe devolvemos uma no reforço), como de costume o nosso grupo pára no reforço, o Zé Manel que já vinha fraquinho lá aguentou bertelo a baixo, ele e o Berto para não se cansarem (ou para ir ao Martini) "enganaram-se" mas pronto depois de uma descida de músculo ao João Paulo lá fomos ora a pé ora em cima dela, até ao próximo reforço, um bocado de "Spray milagroso" e o homem já está novo... Batotamos um bocado mas ninguém viu pois reentrámos no trilho marcado...
Quanto estes 4 Raios iam a chegar ao fim eis que telefona o Raio Maestro: "Onde tais? Já estou em casa!!!". Mas nem isso nos desanimou pois a vontade de conhecer a sensação de chegar ao final superava qualquer obstáculo, bem pode dizê-lo o Zé Manel...
Mas com algum esforço lá chegámos ao FIM... OBJECTIVO ATINGIDO...
Em breve fotos do Passeio...
Os Amigos do Raio na "Rota das Taipas 2009"
Os Amigos do Raio estiveram presentes com apenas 4 elementos [poucos mas bons!!].