Ontem, 13 de Março de 2011, a convite do Marco fomos pedalar lá para os lados do Xurés, sim foi a primeira internacionalização dos "Amigos do Raio..".
À hora combinada e no local combinado estávamos todos prontos e com coragem para este desafio, mas antes de nos pôr a caminho ainda fomos tomar um cafezinho na Padaria "Montalegrense" onde esperámos por aquele que ia ser o nosso guia.
Pelas 9h45 chegamos à terra de "Nuestros hermanos", mais precisamente ao "Concello de Lobios". O tempo até estava ameno mas a temperatura era bem baixa, mas era hora de pôr os pés nos pedais e pedalar serra acima e serra abaixo, 5 quilómetros depois já ninguém sentia frio mas haviam muitas queixas de dor no rabo.
A aventura ia começar mais a sério 2 quilómetros quando entramos realmente nos trilhos da serra. Seguiram-se quase 20 quilómetros de subida com alegria, companheirismo, divertimento, paragens para reforço e descanso, algumas reparações mecânicas, sempre com uma paisagem maravilhosa. Os quilómetros iam somando e descidas nem vê-las (só se avistavam ao longe), até que o guia nos disse: "agora vistam os casacos se tiverem porque vamos começar a descer"! Viria também a hora de escolher se seguiríamos pelo estradão ou se por um singletrack. Ainda ao longe a escolha já estava feita: singletrack.
Logo na entrada do singletrack o Vítor deu o primeiro tombo do dia, é o resultado de tanto tempo de subida, as pessoas ficam malucas quando vêem um descida e vão logo como se fosse o fim!!!! No inicio o caminho era bastante irregular o que estava a começar a tirar a alegria da descida, mas rapidamente descobrimos que aquele era um singletrack onde qualquer bttista gostaria de pedalar, e quanto mais descíamos mais subia o nível de adrenalina dentro de cada um! A meio do percurso o Pedro Jorge decidiu que também queria cair, mas queria um tombo a sério e então decidiu pôr os dois joelhos a sangrar e ainda rasgar o casaco. Como bom militar que sabemos que é, não lhe desinfectámos a feridas!
Mais abaixo era hora de uma pequena sessão fotográfica com desfile em cima de uma ponte. As horas passavam e os estômagos já se queixavam, mas ainda não se avistava o final do percurso e os músculos do Pedro Jorge já estavam a entrar na reserva, mas enquanto eles recuperava forças o João Paulo, o Rui, o Marco e o Joel faziam um pequeno assalto à mochila que ele trazia onde havia um pacote de bolachas do Pedro, "vamos deixar estas para o Pedro" diz o João Paulo depois de quase lhe comerem o pacote todo! Reagrupados seguimos em direcção ao final mas havia tempo para um furo, claro está na bicicleta do Pedro Jorge, estava condenado à desgraça hoje. E tempo ainda para vermos algo que nunca ninguém tinha visto, uma "pedra" de gel anti-furo dentro da própria camera-de-ar. Não havia tempo a perder, pois ainda faltava o Rafael dar o seu tombo habitual.
Chegados ao local de partida tomamos um belo banho de água quente numa piscina ao ar livre, sem perder muito tempo porque a hora do lanche já se aproximava e nós ainda não tínhamos almoçado! Enquanto nos vestíamos o guia fazia uma reserva para o almoço: vitela para todos!!
Para não dar dinheiro aos Espanhóis viemos almoçar a Portugal, uns queijinhos e umas manteigas para as entradas, um caldo verde para repor energias, vitela assada e um café!
Era agora hora de agradecer ao Guia a disponibilidade e desejar voltar ali um dia!
Todos sem excepção gostaram da aventura.
Deixo aqui apenas um foto de grupo pois devido à quantidade de fotos tiradas era impossível colocá-las aqui todas, para ver todas clique aqui.