Perto do fim das merecidas férias dos “Amigos do Raio…”, e bastante mais perto do regresso aos trilhos, eis que vos deixo aqui os oito mandamentos do BTT para que todos nós andemos mais dentro deste nosso desporto…
As regras a seguir foram compiladas e adpatadas do IMBA (International Mountain Bicycling Association) e são uma forma de preservar e respeitar o meio ambiente e a todos aqueles que utilizam os montes. Estas regras são reconhecidas como o código padrão do BTT.
1 - PEDALE SEMPRE EM TRILHOS JÁ EXISTENTES
Respeite o traçado dos caminhos e estradas (na dúvida, pergunte); evite entrar em propriedades privadas; obtenha permissão ou outra autorização conforme seja solicitado, principalmente em parques e zonas protegidas. Em muitos países já existem locais proibidos ao BTT, por isso preocupe-se com o futuro do nosso desporto.
2 - NÃO DEIXE MARCAS
Tenha cuidado por onde você passa. Escolha os terrenos mais duros, pois irão deixar menos marcas. Evite campos lavrados. Nunca deite detritos no solo. Conservá-los até ao próximo caixote de lixo. Advertir quem assim não proceda e lembre-se a única marca que deve ficar nos locais por onde anda é a sua responsabilidade.
3 - PRUDENCIA
Desatenção, mesmo que seja por um segundo, pode causar acidentes. Obedeça a todas os regulamentos, leis e recomendações para bicicletas. Tenha prudência.
Deixe os outros utilizadores dos caminhos saberem que você se aproxima. Um cumprimento amigável ou simples bom dia é considerado um bom feitio; não assuste os outros. Mostre o seu respeito com os outros, passando devagar por alguém que esteja a caminhar, pedalar, cavalgar ou mesmo parado. Cuidado nas curvas e em pontos cegos. Dar a preferência aos outros significa descer devagar, estabelecer comunicação, estar preparado para parar se necessário e passar de forma segura.
4 - NÃO ASSUSTES OS ANIMAIS
Todo os animais se assustam devido a uma aproximação sem avisos, um movimento repentino, ou um barulho forte. Isto pode ser perigoso para si para os outros, e para os animais. Dê uma distância segura e tempo entre o animal e você. Quando passar por cavalos tenha cuidados especiais e obedeça ás orientações do cavaleiro (na dúvida, pergunte). Um cavalo assustado é difícil para o cavaleiro controlar. Afugentar o gado e perturbar animais selvagens é uma agressão séria.
Quanto aos nossos amigos cães, prepare sempre um possível “ataque”, não passe perto e um pouco antes prepare o bidão de água, basta uma borrifadela de água e eles dispersam logo.
5 - PREPARA-SE ANTECIPADAMENTE
Marinheiro prepara-se em terra! Conheça o seu equipamento, a sua habilidade, e a área em que irá pedalar, e esteja minimamente preparado no aspecto físico. Seja auto-suficiente, faça manutenções periódicas no seu equipamento (bicicleta e acessórios), reveja o seu material antes de começar o passeio, (se possível no dia anterior)
Na bicicleta, ver pneus se estão na pressão exacta, ver travões, mudanças, lubrificar todos os elementos móveis.
Acessórios de segurança verificar: capacete, óculos, luvas, protector solar (principalmente no verão e primeiros dias de calor), telemóvel
Acessórios de reparação, no mínimo uma câmara de ar (se usa tubless, não se esqueça do adaptador), desmontas,“seguritas”, bomba de ar, descrava correntes e um conjunto de chaves (conhecido por canivetes), se as suas rodas não têm apertos rápidos, ande sempre com uma chaves de bocas
Material de reforço alimentar, um bidão de agua ou camelback, barras energéticas (com calor evite as de chocolate, pois ficam liquidificas, uma peça de fruta e algo açucarado, tipo figos secos ou marmelada, lembre-se sempre, “beba antes de ter sede e coma antes de ter fome”
Material de vestuário, preveja sempre o tempo possível, leve sempre uma peça a mais, para retirar há sempre possibilidade, mas uma mudança brusca de tempo uma um passeio que poderá tardar mais, o frio pode ser uma grande inimigo.
6- PROTEJA-SE
Use sempre capacete e faça com que os outros o façam.
7 – SEJA SOLIDÁRIO
Ajude os seus colegas de passeio ou outros que necessitem de ajuda e nunca discrimine os companheiros por causa da habilidade ou do equipamento.
8 – EVITE ANDAR SÓZINHO
Evite andar sozinho em locais pouco frequentados e deixe sempre indicações para a zona para onde vai. O BTT é um dos desportos individuais o mais colectivista.
Um passeio bem executado é uma satisfação para si e deixa de ser uma aflição para os outros.